Argamassas


                Argamassas são materiais de construção, com propriedades de aderência e endurecimento, obtidos a partir da mistura homogênea de um ou mais aglomerantes, agregado miúdo (areia) e água, podendo conter ainda aditivos e adições minerais, pode ser dosada em obra, adquirida semipronta, industrializada ou dosada em central.


             Esta massa industrializada é empregada na construção civil em diversas ocasiões, como assentar tijolos e blocos, azulejos, ladrilhos, cerâmica e tacos de madeira; impermeabilizar superfícies; regularizar (cobrir buracos, eliminar ondulações, nivelar e aprumar) paredes, pisos e tetos; dar acabamento às superfícies (liso, áspero, rugoso, texturizado).








               Chama-se traço da argamassa as proporções de seus componentes que variam de acordo com a finalidade e características desejadas da argamassa. As argamassas mais comuns são constituídas de cimento, areia e água que podem ser acrescidas de cal, saibro, barro, caulim, entre outro materiais a depender das características funcionais e plásticas desejadas.
     Argamassas industrializadas são acrescidas de aditivos para conferi-las características distintas, no caso de argamassas poliméricas, os aglomerantes são em geral resinas sintéticas e o agregado o pó de pedra. O processo de endurecimento e ganho de resistência pelas argamassas ao saírem de seu estado plástico chama-se cura da argamassa.
                 Em termos mais populares a argamassa funciona como uma espécie de cola que permite unir materiais de construção, sendo em alguns casos responsáveis também por impermeabilizar superfícies no caso de argamassas que recebem aditivos.












Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Argamassa
             https://www.hometeka.com.br/aprenda/qual-a-diferenca-entre-argamassas-entenda-os-4-tipos/
             

Compartilhe:

ENTRE NA CONVERSA

    Comentários

0 comentários:

Postar um comentário