Tipos de Concreto - Parte 2



Concreto Leve

Nesse tipo de concreto é utilizada argila expandida, esse fator diminui o poso do concreto sem de fato diminuir sua resistência.  Pode ser exposto a altas temperaturas, porém não poderá ser bombeado.  
  
Concreto Celular

Nesse concreto é introduzido micro bolhas de ar, uma espécie de espuma produzida por um gerador. Esse tipo de concreto possui baixa resistência e devido a isso não é recomendado seu uso como concreto estrutural. 

Concreto com Isopor

Concreto com peso reduzido, uma vez que é utilizado isopor do tipo pérola em sua fabricação. Deve ser usado para enchimento e nunca como concreto estrutural.  É um ótimo isolante acústico.

Concreto com Vermiculita Expandida

Podem-se adotar as mesmas observações feitas ao concreto com isopor, no entanto a utilização neste caso seria o agregado tipo vermiculita expandida.
  
Concreto Sem Finos ou Concreto “Cavernoso”

É um concreto com peso próprio reduzido, possui como característica principal a ausência de finos, ou seja, sem agregado miúdo (areia) com aparência de concreto empedrado. É utilizado na regulamentação de pisos, porém é necessário uma regularição com argamassa após seco. 
  
Concreto Pesado

Característica: É o concreto que tem sua massa específica elevada devido a utilização de agregados pesados, utilizam-se agregados graúdos tipo barita, magnetita, hematita, limalhas de ferro, bolas de aço, ou chumbo e como agregado miúdos areias artificiais destes.  Normalmente são empregados em barragens onde o peso da estrutura é um fator muito importante. Também é utilizado em locais que possam ser expostos a radiação. 

Concreto Projetado ou Jateado ou Gunitagem

É um tipo de concreto que é projetado ou jateado através de equipamento próprio. Tem consistência seca, ou seja, sem água. Sua mistura é feita no caminhão betoneira a seco. O equipamento recebe este concreto nesta consistência e é empurrado para um mangote, por uma bomba, onde recebe a adição de Água e aditivo acelerador. Assim ele é projetado sobre uma superfície, em camadas de pouca espessura e em poucos segundos adquire resistência capaz de manter a contenção destas. Utiliza-se como agregado graúdo a brita tipo pedrisco.

Concreto Submerso

Característica: Concretos aplicados em presença de Água ou lama betonítica. Em grandes profundidades sob água e/ou água corrente serão previstos aditivos especiais, modificadores de viscosidade para termos maior compacidade sem desagregação em presença de Água.

Concreto de Alta Resistência

Característica: O concreto de alta resistência pode ser considerado os de resistências acima de 30,0 MPa, para estruturas corriqueiras ou especiais a qual foi calculada. Dependendo da resistência destes concretos poderemos usar ou não aditivos especiais, cimentos especiais, adições, etc.



Compartilhe:

ENTRE NA CONVERSA

    Comentários

0 comentários:

Postar um comentário